10
abr

Presbitério do Recinto de Oração em Fátima/Portugal

O Centenário das Aparições de Fátima e a visita do Papa Francisco em Maio do ano passado, justificaram o projeto e a construção do novo Presbitério do Recinto de Oração de Fátima (Portugal), obra permanente, para a realização de cerimônias ao ar livre. Vale ressaltar que esse projeto de arquitetura sagrada é do Escritório Paula Santos Arquitectura.

A construção do Presbitério exterior, incluí no piso inferior uma Sacristia, uma Capela da Sagrada Reserva e áreas de apoio para os sacerdotes.

O projeto permitiu também condições de mobilidade para deficientes à antiga Basílica, o tratamento das colunatas existentes e o redesenho da escadaria de acesso a todas as estruturas religiosas.

Uma cobertura em fibra de vidro, revestida nas duas faces, tem 600 m2 de área suspensa apoiada num bloco de concreto branco dentro da qual se encontram todas as áreas técnicas e os acessos verticais.

A arquitetura do edifício integrou as intervenções de Filip Moroder para a imagem de Cristo, de João Mendes Ribeiro para os lugares litúrgicos e de Fernanda Fragateiro para a escultura Matéria Espiritual.

Trata-se de uma intervenção arquitetônica de grande importância cenográfica num espaço sagrado do qual resultou sublime e em harmonia na grande praça de oração.

 

Imagens: Fernando Guerra | FG+SG

Fonte: archdaily.com.br