03
dez

Catedral de Clifton, projeto do Escritório Purcell da Inglaterra

O Purcell, um dos maiores escritórios de arquitetura do Reino Unido, é responsável pelo projeto de reforma da Catedral de Clifton, em Bristol  dando vida nova a uma das últimas grandes construções religiosas da Inglaterra.

Os arquitetos do Purcell trabalharam em estreita colaboração com a Diocese de Clifton, tanto em projetos de qualificação dos espaços internos, respeitando o projeto brutalista original, quanto no desenvolvimento de novos detalhes que complementam a rica arquitetura do edifício.

O projeto, orçado em mais de três milhões de Libras, começou a ser executado em  Maio de 2015 e foi entregue no mês de Agosto desse ano.O principal objeto da reforma, o telhado inclinado da Igreja, exigiu a completa substituição das chapas metálicas, resultando na instalação de 86 toneladas de novas chapas – ou seja, o maior projeto de cobertura metálica já executado no Reino Unido.

“Nossa maior preocupação era com a estanqueidade do edifício, resolver todos os problemas anteriores de infiltração que castigaram a estrutura por anos a fio, mas sobretudo, estávamos preocupados em não perder o rigor e qualidade estética deste soberbo expoente do brutalismo tardio na Inglaterra. As obras foram realizadas com a intenção de reparar e proteger o edifício, qualificando e celebrando cada detalhe do projeto original. A catedral, assim como a maioria dos edifícios desta época, foi construída com um orçamento bastante enxuto. Nosso objetivo então foi considerar as intenções do projeto original e reconstruir os detalhes que haviam sido executados sem muito cuidado devido a falta de tempo, dinheiro e mão de obra especializada”, disse Clifford Martin, sócio do escritório em Bristol.

 

Fonte: www.archdaily.com.br com tradução de Vinicius Libardon

Imagens:  Phil Boorman