14
jan

Obra de Oscar Niemeyer é exibida nas ruas do Rio de Janeiro

A obra do arquiteto Oscar Niemeyer está atualmente sendo apresentada pela cidade do Rio de Janeiro. Durante todo o mês de Janeiro, modelos e gravuras assinadas pelo arquiteto podem ser vistos na Barra da Tijuca, na zona sul da cidade. Lá, os visitantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da história da arquitetura brasileira e descobrir alguns dos trabalhos mais famosos de Niemeyer. O RioCVB organizou a exposição para celebrar o legado de Niemeyer e exibir alguns dos edifícios mais emblemáticos do Brasil.

Possivelmente o mais influente arquiteto da história do Brasil e um dos grandes nomes do movimento modernista mundial, Niemeyer deixou ao mundo mais de quinhentas obras espalhadas pelas Américas, África e Europa. Suas obras de traços marcantes atraem a atenção e acabam se transformando em atrações turísticas. Cariocas e turistas que andam pelas ruas do Rio e Niterói, na área metropolitana da cidade, passam por exemplos desse legado diariamente. Alguns trabalhos da exposição incluem o Sambódromo, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) e Casa das Canoas.

Sambódromo, inaugurado em 1984, é o palco dos desfiles das escolas de samba no Rio de Janeiro e também serviu de palco para as celebrações dos Jogos Olímpicos de 2016. O Museu de Arte Contemporânea (MAC) é um símbolo da cidade de Niterói, a 13 quilômetros do Rio de Janeiro. A forma desenhada por Niemeyer tornou-se um marco arquitetônico e faz deste um dos museus mais emblemáticos do mundo. A Casa das Canoas, por sua vez, projetada por Oscar Niemeyer em 1951 para servir como sua própria residência, é considerada um dos exemplos mais significativos da arquitetura moderna brasileira e é notoriamente reconhecida pela história e pelos especialistas em crítica de arte como uma síntese precisa da arquitetura moderna.

A exposição na Barra da Tijuca permanece aberta até o dia 31 de janeiro.

Fonte: www.archdaily.com.br

Matéria escrita por Eric Baldwin

Museu de Arte Contemporânea (MAC). Imagem © Iñigo Bujedo-Aguirre

Museu de Arte Contemporânea (MAC). Imagem © Paulinho Muniz

Portela. Im Portela. Imagem © Cezar Loureiro, Rioturagem © Cezar Loureiro, Riotur